Blog da Adharas


Gastroenterologia

Especialidade veterinária

A gastroenterologia veterinária abrange o bom funcionamento e as afecções de esôfago, estômago, intestino, fígado, pâncreas e vias biliares. As doenças que acometem no trato gastrointestinal em geral causam secreção excessiva de substâncias, dificuldades de deglutição, de digestão e absorção de nutrientes, além de infecções (fúngicas, bacterianas e virais), inflamações, alterações neuromusculares das estruturas adjacentes e alterações metabólicas que lesionam e alteram o funcionamento dos sistemas gastroentérico e hepato-bilio-pancreático.
.
Animas podem apresentar sinais clínicos como vômitos, regurgitação, diarréia ou fezes amolecidas, sangue nas fezes, constipação, coloração amarelada das mucosas, dor abdominal, alteração na cor da urina, perda de apetite ou aumento da ingestão de comida, perda ou ganho de peso, perda de massa muscular , aumento da ingestão de líquido, ascite, dilatação abdominal ou gástrica.
Exames laboratoriais de sangue, hormonais, de urina e de fezes, além de exames de imagem (ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética) auxiliam na obtenção do diagnóstico.
Muitas vezes, as doenças relacionadas ao trato gastrointestinal são subestimadas e tratadas inicialmente com pouca efetividade, levando, caso não se descubra a causa de base, a um comprometimento importante do paciente (cronicidade).
.
Em caso de suspeita de doenças nesse sistema, procure um gastroenterologista na Clínica Adharas.
.
#especialidadesadharas #gastro #gastroenterologista #adharas

Todos os direitos reservados © - Adharas Clínica Veterinária Integrada 2017

Desenvolvido por: Agência Netmidia