Blog da Adharas


Importância dos exames complementares

Veterinário Patologista Clínico

Especialidade Adharas: Patologia clínica veterinária e a importância de um médico veterinário para a realização de exames.
.
Você sabe por que e para que o médico veterinário solicita exames do seu animalzinho?
.
A patologia clínica veterinária é a especialidade veterinária responsável pela execução de exames de sangue, urina, fezes, entre outros relacionados aos fluidos corporais animais, assim como acontece na medicina humana. O médico veterinário pós-graduado em patologia clínica veterinária tem como principal função auxiliar o médico veterinário clínico (aquele que atende o bichinho) no diagnóstico e prognóstico das possíveis doenças que o animal esteja apresentando, através da interpretação de exames laboratoriais.
.
A partir dos resultados dos exames é possível avaliar diversos órgãos e funções do organismo animal, como a função dos rins e do fígado, por exemplo, confirmando ou descartando suspeitas clínicas e direcionando a conduta do médico veterinário clínico em conjunto com a avaliação física e os sintomas que o animalzinho apresenta. Os exames também são úteis para a avaliação da condição do animal antes de procedimentos cirúrgicos, para se averiguar a necessidade de transfusão sanguínea, em check-ups preventivos, entre outras situações.
.
O médico veterinário pós-graduado em patologia clínica veterinária é o profissional capacitado para a realização de exames com segurança, através dos quais se obtém resultados confiáveis e respaldo científico na melhor conduta a ser instituída em prol da saúde e bem-estar dos cães e gatos.
.
Tamíris Basso de Godoy, médica veterinária pós-graduada em patologia clínica veterinária.
.

Todos os direitos reservados © - Adharas Clínica Veterinária Integrada 2017

Desenvolvido por: Agência Netmidia