Blog da Adharas


Saúde oral

A importância da escovação dos dentes do seu pet

Sempre ouvimos falar da importância de escovar os dentes dos pets. A falta de higienização pode causar mau hálito, doença periodontal e até a perda dos dentes. Além disso, o tártaro, em contato com a gengiva, pode provocar inflamações e sangramentos. As bactérias da boca caem na corrente sanguínea, podendo causar doenças em outros órgãos como rins, coração, fígado e pulmões. 

Tudo bem que a missão nem sempre é fácil, por isso a recomendação é de que se comece desde cedo - a partir dos dois meses, para o cachorro ou gato se acostumar com o procedimento. 

E não só a escova deve ser especial, a pasta de dentes também! Nada de usar aquela para uso humano. 

Para acostumar o pet, uma dica é começar a usar apenas os dedos. Com um pouco da pasta especial, vá passando o dedo sobre os dentes do animal, para ele se acostumar. Depois pode usar a escova ou dedeira, lembrando sempre de colocar pequena quantidade de pasta de dentes. Não é necessário enxaguar a boca ou dar água para o pet beber depois. Repita o exercício diariamente, sempre com delicadeza e agradando o cão ou gato durante o procedimento. Escovar os dentes precisa ser um momento legal e não de tortura para o pet. 

Além da escovação, existem no mercado diversos petiscos como palitinhos, tiras e comprimidos que prometem ajudar na limpeza dos dentes. Uma associação dos métodos existentes faz com que a boca do pet se mantenha saudável por mais tempo. 

A consulta de rotina com o médico veterinário é essencial para avaliar cada caso e decidir se é preciso realizar um tratamento. A intervenção de um profissional muitas vezes se torna necessária, principalmente porque os tutores geralmente apresentam dificuldade em aderir à escovação diária, e em realizá-la de modo correto.

Para quem adotou um pet já adulto ou só agora se deu conta da importância da higiene bucal do cão ou gato, afirmamos que é possível acostumá-lo a escovar os dentes.

A recomendação é de que os dentes sejam escovados diariamente. Depois da escovação, uma boa recompensa, como um passeio, é uma forma de mostrar ao cão que escovar os dentes pode ser muito legal!

A escovação continua sendo o melhor método de manutenção da saúde oral.

Texto elaborado pela dra Rosamaria Mendes, especialista em Odontologia Veterinária e responsável pelos sorrisos saudáveis dos nossos pacientes.

Todos os direitos reservados © - Adharas Clínica Veterinária Integrada 2017

Desenvolvido por: Agência Netmidia